Tocantins é o estado mais atrativo para energias renováveis

Foto: FDR Energia.

Índice de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia de janeiro foi divulgado na segunda-feira (22).

O valor médio de energias renováveis no Brasil ficou em 0,569 em janeiro, melhor índice dos últimos dez meses. Foi o que constatou a atualização do Índice de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia, elaborado pela FDR Energia. O índice, tal qual o modelo do IDH, elaborado pela ONU, é calculado em um intervalo de “0,000”, para a menor atratividade, e “1,000” para a maior atratividade.

No ranking entre os estados brasileiros, o Tocantins lidera com o índice de 0,733, seguido por Pará (0,721), Amazonas (0,702), Espírito Santo (0,650) e Goiás (0,648).

“O verão tem apresentado um bom volume de chuva em regiões significativas em termos energéticos para o sistema elétrico nacional”, explicou Erick Azevedo, sócio-diretor da FDR Energia. “Se essa tendência se confirmar nos próximos meses, teremos um ano de preços mais baixos no mercado livre”, sinalizou.

De acordo com o levantamento, estados com índices abaixo de 0,4 podem ser considerados inviáveis financeiramente para o Ambiente de Contratação Livre (ACL). Os que registraram entre 0,4 e 0,6 são considerados como viabilidade moderada e entre 0,6 e 0,8, com boa viabilidade. Estados com notas superiores a 0,8, são considerados com alta viabilidade.

Com informações de Canal Energia.