Novas regiões para exploração de fosfato foram descobertas em Rondônia, Sergipe e Alagoas.
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lança nesta terça-feira (20) duas publicações inéditas que identificam regiões potenciais para exploração do fosfato no Brasil.
Em nota, o CPRM informou que as áreas pesquisadas estão localizadas na Bacia dos Parecis, no sudeste de Rondônia, e na Bacia de Sergipe-Alagoas, próximo de Aracaju.
O fosfato é a matéria-prima mais utilizada na indústria de fertilizantes, no qual o Brasil apresenta uma forte dependência externa. As pesquisas realizadas pelo órgão abrem espaço para o desenvolvimento econômico.
As pesquisas complementam a série Insumos Minerais para Agricultura e trazem os resultados alcançados na terceira fase de desenvolvimento do Projeto Fosfato Brasil.
Esse plano tem o objetivo de ampliar as reservas brasileiras de fosfato a partir da avaliação do potencial para novos depósitos, avaliando o risco do investidor no setor mineral.
O evento de lançamento será na sede da Agência Nacional de Mineração (ANM), em Salvador (BA), com a presença do diretor-presidente do CPRM, Esteves Colnago, e do diretor de Geologia e Recursos Minerais, José Leonardo Andriotti. Os trabalhos são destinados a comunidade técnico-científica, aos empresários do setor mineral, em particular aos agronegócios.
*Sob supervisão de Sara Lira.