Pesquisa foi feita pela mineradora australiana Avanco Resources.

A mineradora Avanco Resoucers divulgou, no dia 18 de março, a estimativa de recursos inferidos no projeto de cobre Pantera. O empreendimento fica localizado a 20 quilômetros da Mineração Onça Puma (MOP) em Ourilândia do Norte (PA).

De acordo com a mineradora australiana, os recursos inferidos ao projeto na região de Carajás foram de 20,8 milhões de toneladas com 1,7% de cobre e 0,2 gramas de ouro por tonelada, sendo 350 mil toneladas de cobre e 140 onças de ouro.

Em nota, a empresa informou que a adição da estimativa inicial do Pantera leva o portfólio de cobre metálico para além de um milhão de toneladas de cobre. Ela já dispõe de uma mina em Antas North, em Curionópolis e o Projeto Pedra Branca e Água Azul do Norte.

A mineradora afirma que há um potencial na área e apresenta sulfetos maciços, não vistos nos dados da sondagem histórica existente, estão sendo extraídos de uma mina artesanal.

“Esse MRE marca uma série de marcos significativos para a Avanco, impulsionando a base de recursos da Companhia Carajás além de um milhão de toneladas de cobre contido e, o mais importante, avanço rapidamente um projeto que definiu nossa primeira transição com a Vale Carajás e nos apresentou ao BNDES”, disse o diretor administrativo da Avanco, Tony Polglase.

*Sob supervisão de Sara Lira