Volvo lança caminhão 100% elétrico

Volvo FL Eletric. Foto: Volvo/ Divulgação.

Versão mais completa é capaz de trafegar por até 300 quilômetros.

Mais uma novidade no ramo de veículos elétricos: o caminhão 100% elétrico da Volvo foi lançado na semana passada na Suécia. O FL Electric de 16 toneladas possui autonomia para percorrer até 300 quilômetros com apenas uma carga de bateria.

O motor deste modelo desenvolve o equivalente a 176 cavalos e 43,3 kgfm de torque, podendo alcançar até 248 cavalos de potência em pico. O lançamento disponibilizado pela Volvo deve oferecer duas opções, sendo uma com duas baterias e outra com seis de íons de lítio, entre 100 e 300 Quilowatt-hora (kWh).

A versão mais avançada é capaz de percorrer 300 quilômetros com uma carga completa e a mais básica, até 100 quilômetros. Para recarregar, são necessárias apenas duas horas em um recarregador rápido.

Em nota, a Volvo informou que, como o veículo não emite gases poluentes, é adequado principalmente para entregas urbanas ou em lugares fechados. Por enquanto não há previsão de quando o modelo chegará ao Brasil, mas as vendas já se iniciaram na cidade sueca de Gotemburgo e estão previstas para serem liberadas no restante da Europa em 2019.