Anglo American é autorizada a trocar tubos no mineroduto

Todos os 529 quilômetros do mineroduto estão sendo inspecionados. Foto: Anglo American/ Divulgação.

Atividades da empresa estão paralisadas desde março, após dois vazamentos no sistema Minas-Rio. Expectativa é que operação seja retomada no quarto trimestre de 2018.

A Anglo American recebeu, no dia 16 de agosto, autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para realizar a troca de tubos no trecho de aproximadamente quatro quilômetros do mineroduto. A manutenção preventiva será nos locais onde ocorreram os vazamentos em Santo Antônio do Grama (MG) nos dias 13 e 29 de março.

“Este trecho concentra tubos do mesmo lote daqueles que vazaram. As obras terão início imediato e podem durar até três meses”, informou a mineradora, por meio de nota.

Conforme a empresa, os trabalhos de investigação das causas dos incidentes, iniciados em maio, continuam. Todos os 529 quilômetros do mineroduto serão inspecionados. As equipes vão utilizar Ferramentas de Investigação de Dutos, cuja sigla em inglês é PIG, fabricadas sob medida. Elas têm sensores capazes de indicar, com precisão, indícios de amassamentos, corrosão ou fissuras na estrutura.

A volta das operações do sistema Minas-Rio está prevista para o quarto trimestre de 2018.