Gerdau lança nova empresa para atuar no mercado de grafeno

Fachada da Gerdau - Foto: MARCELO G. RIBEIRO / JC

Nova unidade de negócios nasce como uma desenvolvedora de grafeno e terá seu escritório principal em São Paulo e uma filial nos Estados Unidos.

A Gerdau anunciou nesta quinta-feira, 15/04, o lançamento de uma nova empresa, batizada de Gerdau Graphene, focada no desenvolvimento e comercialização de produtos com a aplicação de grafeno. A companhia terá operação independente das divisões de negócio de aço.

Nessa primeira etapa, a Gerdau Graphene focará nos mercados da construção civil, lubrificantes industriais e automotivos, borracha, termoplásticos, tintas, baterias e sensores nas Américas. A nova companhia faz parte do portfólio de empresas da Gerdau Next, divisão de novos negócios da Gerdau lançada no segundo semestre de 2020, que tem o objetivo de empreender em novos segmentos, além do aço, com participação relevante nas receitas da Gerdau.

Em nota, a empresa explica que a nova empresa tem o objetivo de ser referência na comercialização de produtos com aplicação de grafeno em escala no Brasil e com foco em atingir mercados globais. “O material apresenta benefícios de propriedades mecânicas, como a redução de peso e de atrito, maior eficiência em lubrificação, maior condutividade térmica e elétrica, entre outras”, destaca.

A nova unidade de negócios nasce como uma desenvolvedora de grafeno. Com seu escritório principal em São Paulo e uma filial nos Estados Unidos, a empresa prevê oferecer mais tecnologia para os setores da construção civil, lubrificantes industriais e automotivos, borracha, termoplásticos, tintas e sensores, no Brasil e em países da América do Norte. “A Gerdau Graphene entra no mercado de forma singular por sua aposta em tornar a produção do material viável comercialmente e em larga escala. Estamos chegando ao mercado com o diferencial de sermos parte de um grupo sólido e de forte credibilidade internacional, mas com a filosofia embarcada de Open Innovation, em colaboração com múltiplos ecossistemas”, destaca na nota o diretor Geral da Gerdau Graphene, Alexandre de Toledo Corrêa.

Segundo o executivo, a proposta de valor da companhia é de fornecer ao mercado aditivos, boosters e soluções com o grafeno que sejam plug-and-play para os processos industriais de seus clientes. “Ou seja, iremos comercializar tanto o produto quanto o serviço e know-how em grafeno e, para isso, contamos com alianças estratégicas com parceiros globais e nacionais”, explica.

De acordo com o executivo, a nova companhia terá como primeiro cliente a própria Gerdau e suas usinas de aço, que permitem a criação e testes de novos produtos e soluções com velocidade e intimidade de aplicação. “O lançamento da Gerdau Graphene é mais um passo estratégico da Gerdau Next, diversificando os negócios do Grupo em complementaridade a cadeia do aço e dos nossos clientes. Já trabalhávamos com o grafeno em Manchester, na Inglaterra, desde o ano 2019. O grafeno é o material mais forte já encontrado, um dos melhores condutores que existem, com inúmeras aplicações potenciais. Com parcerias estratégicas já estabelecidas neste novo negócio, estamos confiantes de que a Gerdau Graphene será um player relevante nas Américas”, diz também em nota o vice-presidente da Gerdau, Juliano Prado.

Inovação

A Gerdau pesquisa grafeno há quatro anos. Em 2019 firmou parceria com o Centro de Inovação de Engenharia de Grafeno (GEIC, na sigla em inglês) da Universidade de Manchester, no Reino Unido, para desenvolver pesquisas envolvendo o produto. No mercado brasileiro, a nova empresa já tem parcerias estratégicas no setor automotivo com Baterias Moura e SKF do Brasil para desenvolver aplicações em armazenagem de energia, artefatos de borracha, compósitos e tintas.

Segundo a Gerdau, o grafeno é um nanomaterial composto apenas por carbono. Por apresentar características únicas, tornou-se o maior condutor elétrico, um dos melhores condutores térmicos e um dos materiais mais resistentes e duros da atualidade. Suas propriedades óticas permitem a passagem de quase 98% da luz incidente, além de ser extremamente flexível e impermeável.

O diretor geral da Gerdau Graphene, Alexandre de Toledo Corrêa, explica que as aplicações de grafeno vão além de revestimentos anticorrosivos e compósitos poliméricos para os mercados automotivo e de construção civil, química, plástico e borracha. “A Gerdau Graphene inicia sua operação como um hub consolidador de toda a cadeia e pesquisa existente no Brasil e no mundo para acelerar e facilitar a sua aplicação nos processos e produtos de nossos clientes”, complementa o executivo.

 

Estadão Conteúdo.