Movimentação prevista é de 490 mil toneladas em 2021. Destino do minério de ferro é o Porto TUP Enseada do Paraguaçu, no litoral Baiano.

A VLI, companhia de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, e a Bamin, assinaram um contrato para garantir o fluxo de minério da Mina Pedra de Ferro em Caetité, no interior do estado da Bahia, até o Porto TUP Enseada do Paraguaçu, litoral baiano, por onde o insumo será exportado. O porto recebeu licença definitiva da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para a exportação de minério de ferro no início deste mês. O transporte da mina ao porto teve início em julho e a movimentação estimada é de 490 mil toneladas ao longo de 2021.

“Este é um passo importante para viabilizar muitos projetos minerais existentes na Bahia, estado que já é um dos maiores produtores minerais do país em valores totais. Tenho convicção de que esta parceria contribuirá para o crescimento do setor mineral baiano e o avanço do transporte ferroviário da VLI no estado por meio da Ferrovia Centro-Atlântica”, afirma Asley Ribeiro, gerente-geral comercial de Siderurgia, Construção e Industrializados da VLI.

Para viabilizar esta primeira operação estão sendo investidos R$ 35,8 milhões. Entre as destinações dos recursos, estão o investimento em material rodante, a reativação do terminal ferroviário em Licínio de Almeida e a construção de um terminal de transbordo ferroviário/rodoviário em Castro Alves, onde será realizada a descarga do minério de ferro dos vagões e o carregamento dos caminhões que seguirão até o porto.

Desde agosto de 2020, já vem sendo realizada a operação de escoamento de minério de ferro a partir do terminal da Bamin, em Licínio de Almeida, na Bahia, com os vagões seguindo até Minas Gerais pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Neste caso, com o insumo destinado ao consumo pelo mercado interno. “Este novo fluxo a ser movimentado no estado da Bahia reforça a relevância da VLI no segmento da mineração e a importância da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) para a região”, reforça o executivo da VLI.

Bamin

Com o início das operações de comércio exterior, a Bamin passa a ser um player global na produção e comercialização de minério de ferro. O produto que está sendo exportado é classificado como DSO 65, que o qualifica na categoria premium, com baixo índice de contaminantes.

Até o final de 2021 estão previstos pelo menos 11 carregamentos para o mercado consumidor da Europa e da Ásia. Há um novo embarque previsto para agosto. A exportação de julho será para a Alemanha e tem como destino o porto de Rotterdam, na Holanda.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da VLI.

 

Voltar