Vale projeta um crescimento de transações comerciais por meios digitais para os próximos anos.
A mineradora Vale aposta no crescimento de novas tecnologias para a comercialização de seu minério de ferro, após lançar neste ano um canal de vendas por meio do aplicativo WeChat, além de concluir com sucesso transações a partir da tecnologia blockchain, em uso desde 2020.
O novo Mini Programa WeChat de Transação Spot de Minério de Ferro da Vale entrou oficialmente no ar na China em 23 de abril e concluiu oito transações até agora, com a venda de 71 mil toneladas de seu produto BRBR (Brazilian Blend Fines), segundo informações compartilhadas pela mineradora com a Reuters.
Já as vendas via blockchain, mecanismo usado desde setembro pela Vale, são mais volumosas, com a última delas em 5 de agosto superando 300 mil toneladas.
Os volumes negociados por esses novos meios digitais ainda são pequenos comparados à produção de minério de ferro da companhia prevista para este ano, de 315 milhões a 335 milhões de toneladas. Mas a mineradora projeta um crescimento de tais transações para os próximos anos.
“Não definimos uma meta específica sobre o volume a ser transacionado no programa WeChat Mini este ano, mas esperamos ver aumentos no volume de transações em 2022 em diante. Isso está totalmente sujeito à decisão de nossos clientes”, disse a Vale em e-mail à Reuters.
Uma pesquisa recente da consultoria Accenture apontou que a digitalização e adoção de plataformas e-commerce, promovendo a simplificação de processos, são as próximas grandes tendências das indústrias de mineração e metais, com perspectivas de retornos bilionários no mundo.
Pelo menos uma grande concorrente da Vale, a anglo-australiana Rio Tinto, também faz uso do aplicativo WeChat para vender minério.
Operado pela Tencent Holdings, o WeChat começou como um serviço de mensagens e tem hoje mais de 1 bilhão de usuários no mundo. O aplicativo é amplamente utilizado na China, onde tem funções para tudo – desde pagamento de contas de serviços públicos até pedidos de pizza.
Uma das maiores produtoras de minério de ferro do mundo, a Vale acredita que, com o uso do programa, está bem posicionada “para abraçar a tendência de digitalização que oferece maior transparência, eficiência e segurança para a Vale e nossos clientes”.
A empresa disse ainda que a ferramenta permite um processo de negociação padronizado e seguro, onde clientes recebem o convite da oferta e a confirmação da transação online, e há ainda um banco de informações que permite a verificação de todos os dados históricos de transações por um smartphone a qualquer hora e em qualquer lugar.
Fonte: Reuters.