Projeto é o maior empreendimento mineral do Estado do Mato Grosso e da Nexa no Brasil.
A Nexa Resources, uma das cinco maiores mineradoras de zinco do mundo, comunicou nesta quarta-feira (13/10), que no dia 7 de outubro, obteve a licença de operação para o projeto greenfield de Aripuanã. O documento foi emitido pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (SEMA).
Com isso, a obra da mina que prevê a exploração e beneficiamento de zinco, cobre e chumbo está prevista para ser concluída no final do quarto trimestre desse ano e com início de produção comercial esperada para o começo de 2022.
De acordo com a mineradora, o investimento direto será em torno de US$ 595 milhões, aproximadamente R$ 3,2 bilhões, e sua operação será focada na sustentabilidade. “O Projeto Aripuanã vai incorporar o que há de mais moderno em tecnologia e excelência operacional, além da visão de sustentabilidade em toda a cadeia de produção. Entre os destaques, a meta de 100% de recirculação de água, a construção de depósitos de rejeitos a seco e o foco na geração de um legado para a comunidade”, ressalta.
Sobre a Nexa
A Nexa Resources é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, além de produzir cobre e chumbo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritórios em Luxemburgo e Estados Unidos. Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York e Toronto, sendo seu acionista majoritário, o Grupo Votorantim.
Com informações da Nexa Resources.