Vale e Jiangsu Shagang assinam memorando para descarbonização

137
Foto: Reprodução/ Internet.

Mineradora e siderúrgica chinesa pretendem buscar soluções para descarbonização na produção de aço.

A Vale anunciou, nesta segunda (18/10), que assinou um memorando de entendimento com a Jiangsu Shagang Group Co., em que ambas concordaram em buscar oportunidades para desenvolver soluções para a siderurgia focadas na redução das emissões de CO2.

A Vale e a Jiangsu Shagang pretendem desenvolver estudos de viabilidade econômica para a utilização de produtos de menor impacto de carbono no processo de fabricação do aço, como produtos de minério de ferro de alta qualidade; e também para cooperação em plantas Tecnored.

De acordo com a mineradora, esta iniciativa contribui para alcançar o compromisso da Vale de reduzir 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035. “Além disso, a Vale busca reduzir suas emissões absolutas de Escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris, liderando o caminho em direção à mineração de baixo”, afirma.

Em agosto deste ano, a Vale já havia anunciado a assinatura de memorando com a Ternium, para a mesma finalidade, descarbonização na siderurgia. Elas pretendem desenvolver estudos de viabilidade econômica de potenciais investimentos na planta de briquetes de minério de ferro localizada nas instalações da Ternium Brasil; e também em plantas para produzir metálicos com baixa emissão de carbono, utilizando a tecnologia Tecnored, HYL e outras tecnologias para a redução de ferro.

Tecnored

A Tecnored é uma subsidiária 100% da Vale focada no desenvolvimento de um processo de ferrogusa de baixo carbono por meio do uso de fontes de energia, como biomassa e gás de síntese, que emitem menos CO2 que os processos tradicionais de produção de ferro gusa, como o carvão e coque. Através do uso da biomassa, o caminho para a neutralidade econômica de carbono pode ser alcançado a médio prazo.

Jiangsu Shagang

A Jiangsu Shagang é uma produtora de aço chinesa e fornecedora de serviços, classificada entre as 500 maiores empresas do mundo por 12 anos consecutivos e classificada na 351ª posição em 2020. Atualmente, a Jiangsu Shagang possui cinco sites de produção, que estão localizados principalmente nas províncias de Jiangsu, Liaoning e Henan. A Jiangsu Shagang possui uma ampla gama de produtos de aço, que são exportados para mais de 100 países e regiões ao redor do mundo, e amplamente utilizados em infraestrutura, fabricação, equipamentos de alta qualidade, consumo, etc.

 

 

Fonte: Vale

 

 

Voltar