Tecnologia selecionada pela Plataforma Mining Lab oferece leitura de texto e reconhecimento de face para pessoas com deficiência visual.

A Nexa Resources, por meio do grupo Acessa e, em parceria com a plataforma Mining Lab, lançou o Mininghton Acessibilidade, um desafio de inovação que buscou, por meio de edital, tecnologias que gerem mais inclusão e autonomia para as pessoas que têm algum tipo de deficiência. Em sua primeira edição, foram mais de 47 iniciativas inscritas, sendo três as selecionadas.

Entre elas está o Visão para Todos, que tem como objetivo proporcionar maior liberdade e independência às pessoas com deficiência visual. Com a tecnologia OrCam My Eye, fornecida pela Mais Autonomia, foi desenvolvido um aparelho com inteligência artificial que acoplado em uma armação de óculos permite que pessoas com deficiência visual tenham acesso fácil, intuitivo e instantâneo a leitura de textos, reconhecimento facial, leitura de cédulas e até código de barras de mercadorias.

De acordo com Pedro Junqueira, estagiário de inovação da Nexa, o projeto Visão para Todos, é apenas um dos primeiros passos para acolher a diversidade e explorar a potencialidade dos colaboradores com deficiência visual. “A tecnologia da Mais Autonomia ajuda a remover obstáculos e auxiliar a rotina das pessoas com deficiências dentro e fora da Nexa. Esse desafio do Miningthon é essencialmente especial por ter sido feito para as nossas pessoas”, afirma.

“O OrCam MyEye é a inovação tecnológica vestível mais avançada do mundo, sem necessidade de conexão, que possibilita ao seu usuário com deficiência visual, ter de forma fácil e intuitiva uma vida com mais autonomia e independência, ampliando seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional”, diz Doron Sadka, diretor da Mais Autonomia Tecnologias Assistivas, representante exclusivo do produto para o Brasil.

Foto: Divulgação / Nexa.

Para Camila Maria de Jesus, da área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) na unidade Morro Agudo, que tem deficiência visual parcial, o projeto Visão para Todos trouxe de volta a oportunidade de ler livros. “Antes de utilizar o equipamento, eu precisava de uma lupa para ler livros e os olhos acabavam ficando cansados depois de algum tempo. Hoje, eu consigo fazer a leitura completa de um livro, sem cansar e ainda com a possibilidade de controlar a velocidade da leitura, já que essa tecnologia do projeto oferece essa funcionalidade”, comenta.

Outros Projetos de inclusão selecionados

Além do projeto Visão para Todos, a plataforma Mining Lab, em parceria com a Equalweb, instalou em seu site um plug-in com 25 funcionalidades para ajudar as pessoas com deficiências. Esta ferramenta ajuda pessoas com deficiências de visão, motora, cognitiva, epilepsia e TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) a interagir com o site, tendo a possibilidade de personalizar e ajustar das mais diversas formas.

Outro projeto que está sendo implementado é o aplicativo Pedius, que é voltado para pessoas com deficiência auditiva e permite que elas se comuniquem de forma mais direta, fácil e ágil. O aplicativo transcreve falas em texto, o que permite a tradução simultânea de reuniões, eventos, ligações telefônicas e ajuda nas demandas do dia a dia, sejam eles presenciais ou virtuais.

O Pedius pode ser utilizado pelo celular ou na web, sendo que o principal diferencial desse sistema de legendagem é de uma conversa telefônica dinâmica entre os usuários e sem a necessidade de intermediários, através da transformação de texto em áudio e da voz da outra pessoa em texto ao usuário com dificuldades auditivas. Assim, uma pessoa com deficiência de fala ou de audição pode falar e ouvir da mesma forma que uma pessoa sem estas deficiências, algo que traz mais inclusão para esta nova forma de trabalho baseada em videoconferências.

Sobre o Miningthon

O Miningthon é uma iniciativa de inovação da Nexa Resources que busca soluções tecnológicas para desafios ligados à transformação digital da empresa, voltados para a mineração e metalurgia. Entre os temas já trabalhados, está emissão automática de documentos, gestão do bem-estar e checklists digitais. Para mais informações sobre o Miningthon, basta encaminhar um e-mail para: mininglab@nexaresources.com.

 

Voltar