Preço do minério de ferro despenca com novo alerta de governo chinês

Terminal de minério de ferro no porto de Qingdao, na China. Foto: Dreamstime.

Preços futuros da matéria-prima do aço despencaram 7,6% na bolsa de Dalian; China vai supervisionar as bolsas de commodities e os portos estratégicos.

A China vai investigar as flutuações de preços nos principais portos e bolsas de commodities para avaliar as variações da cotação do minério de ferro, segundo a agência de notícias oficial Xinhua.

A investigação quer apurar mudanças recentes nos estoques de minério de ferro e a participação de empresas relevantes nas negociações de futuros e à vista. Em 9 de fevereiro, o preço dos contratos de minério de ferro primário já haviam subido 14,85% no ano.

De acordo com a Xinhua, a intenção é ouvir as partes interessadas para fortalecer a supervisão do mercado, reprimindo atividades como manipulação de preços e fabricação de informações sobre preços.

“O país continuará atento às operações de mercado e às tendências de preços e tomará medidas para salvaguardar a ordem de mercado”, ressaltou a agência.

Cotação do minério de ferro despenca

Os preços futuros do minério de ferro despencaram na bolsa de Dalian, com queda de 7,6%, a 770 yuanes, equivalentes a US$ 121. A commodity, com teor de 62% de ferro, no mercado à vista do porto de Qingdao, fechou cotada a US$ 134,88, queda de 8,99%.

Segundo o Finance Sina, os preços caíram após as informações sobre a maior supervisão das bolsas de mercadorias e de portos estratégicos, enfraquecendo a confiança do mercado.

Os dados econômicos mais recentes mostram que, nas últimas duas semanas, a taxa de operação de alto-forno e a produção média diária de 247 usinas siderúrgicas atingiram novas mínimas este ano.

Além disso, o estoque de minério de ferro do porto aumentou em 1,6364 milhão de toneladas para 158,8994 milhões de toneladas, atingindo uma nova máxima desde junho de 2018.

“Os Jogos Olímpicos de Inverno e algumas revisões criaram barulho da mesma forma. Em um cenário de pressão sobre os embarques, o mercado continental começou uma correção aguda”, destaca o Finance Sina.

 

Voltar