Huayou desenvolverá o projeto no sudeste de Sulawesi, e a Vale terá direitos de adquirir até 30% de participação no empreendimento.

A PT Vale Indonésia, braço da mineradora Vale no país asiático, informou nesta quinta-feira (28/04) que assinou um acordo com a chinesa Zhejiang Huayou Cobalt para construir uma planta na ilha de Sulawesi para a produção de minerais de níquel usados ​​em baterias de veículos elétricos.

As duas empresas concordaram em desenvolver uma instalação conhecida por um processo chamado lixiviação ácida de alta pressão (HPAL), que teria uma capacidade potencial de produção de precipitado de hidróxido misto de 120 mil toneladas de teor de níquel por ano, disse a Vale em nota.

No acordo, a Huayou desenvolverá o projeto Pomalaa no sudeste de Sulawesi, e a Vale terá direitos de adquirir até 30% de participação no empreendimento, disse a mineradora, acrescentando que forneceria minério de níquel para o projeto.

A Vale já vinha trabalhando com a Sumitomo Metal Mining Co (SMM) em um estudo de viabilidade para o projeto Pomalaa desde 2012.

A SMM disse na segunda-feira (25/04) que decidiu descontinuar o estudo devido a um desentendimento com a Vale Indonésia.

“Huayou tem registros comprovados na construção e operações da HPAL na Indonésia. Estamos confiantes de que as duas partes podem servir como um bom complemento um para o outro”, ressaltou Febriany Eddy, CEO e diretora presidente da Vale Indonésia.

A Huayou iniciou a produção experimental para sua planta HPAL em outras partes de Sulawesi no final do ano passado.

 

Voltar