Convenção, que acontece de forma presencial na próxima semana, é um dos mais importantes eventos internacionais da pesquisa mineral e mineração.

Durante o PDAC será realizado o Brazilian Mining Day que vai posicionar o Brasil em temas relacionados a investimentos, sustentabilidade, avanços regulatórios, além de mostrar um amplo showcase de projetos em diferentes fases de desenvolvimento em províncias minerais emergentes do Brasil.

A Convenção Anual da Prospectors and Developers Association of Canadá – PDAC em Toronto, no Canadá, que acontece de forma presencial, de 13 a 15 de junho, é um dos mais importantes eventos internacionais da pesquisa mineral e mineração. O PDAC reúne cerca de 130 países, entre eles, o Brasil e mais de 20 mil profissionais, que juntos debatem perspectivas globais do setor, além de servir como uma plataforma para negociações de projetos minerais e captação de investimentos.

Este ano, o Brasil estará presente no PDAC novamente como “Mining Country Sponsor” do evento e com uma delegação composta de aproximadamente 80 profissionais de empresas privadas, órgãos governamentais e entidades representativas do setor mineral, sob a coordenação da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (Adimb).

“O PDAC desse ano é cheio de muita expectativa. A Adimb trabalhou forte para viabilizar a participação do Brasil no evento. É importante ressaltar o apoio que tivemos do Ministério de Mina Energia, da CPRM e ANM para que pudéssemos organizar a participação do Brasil no evento. Este ano estamos dando prosseguimento à nossa parceria estratégica com a Câmara de Comércio Brasil Canadá”, destaca Marcos André Gomes Veiga Gonçalves, presidente do Conselho Superior da Adimb.

Marcos André explica que a participação do Brasil no evento terá como ápice o Brazilian Mining Day, que será realizado em dois momentos: no dia 13 de junho na TSX, Bolsa de Toronto e, em seguida, no dia 14 de junho, no Metro Center Toronto Convention Centre, onde acontece o PDAC.

“No dia 13 teremos apresentações e bate-papo sobre exemplos de sucesso, além de um panorama sobre projetos de prospecção mineral no Brasil. Vamos tratar de temas relevantes para a mineração do país, como sustentabilidade, financiamentos de projetos, avanços regulatórios”, adianta Marcos André.

O executivo conta ainda que a segunda parte do Brazilian Mining Day, no dia 14 de junho durante o PDAC, terá painéis onde serão apresentados oportunidades e desafios para investimentos em projetos de mineração no país. “É uma excelente oportunidade de escutar quais são as dificuldades e lições apreendidas. Vamos fechar o dia com uma fala do presidente do Comitê de Mineração da Confederação Nacional da Industria, Sandro Mabel. É uma sinalização forte a CNI demostrar interesse no setor, fazendo questão de estar presente num evento como esse, que tem importância ímpar para o setor mineral brasileiro”, avalia.

O diretor-executivo da Adimb, Roberto Xavier, explica que as atividades organizadas pela agência em colaboração com a Câmara de Comércio Brasil Canadá (BCCC) irão demonstrar aos participantes e investidores internacionais presentes na PDAC, o potencial econômico e infraestrutura para o desenvolvimento sustentável de projetos de pesquisa mineral e mineração no Brasil.

“Brazilian Mining Day vai posicionar o Brasil em temas relacionados a minerais estratégicos na transição energética global, assim como mostrará uma série de projetos em diferentes fases de desenvolvimento em províncias minerais emergentes. Além disso, haverá temas que abordarão os desafios e oportunidades de captação de investimentos em projetos minerais sustentáveis, com suporte nos avanços regulatórios e forte base de dados geológicos, com a participação ativa do governo, incluindo SGM/MME, ANM, BNDES e Serviço Geológico do Brasil”, comenta Roberto Xavier.

Brazil Pavilion – Xavier destaca ainda que o Brasil, terá seu tradicional estande no Trade Show do PDAC. “O estande, com 90 m2, será um espaço de referência que vai proporcionar aos representantes governamentais e empresariais uma excelente infraestrutura de apoio para contatos comerciais e realização de negócios”, afirma.

A agenda do Brasil durante o PDAC 2022 conta ainda com o apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), da Associação Brasileira de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM) e a Câmara de Comércio Brasil – Canadá (BCCC – Toronto).

Confira a programação completa do Brazilian Mining Day (clique aqui).

 

Voltar