Mineradora ampliará mina a céu aberto para produzir 18 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

A mineradora Bamin fechou contrato com a canadense SNC-Lavalin, empresa de serviços e gerenciamento de projetos para as obras de construção e ampliação do Projeto Pedra de Ferro, em Caetité, na Bahia. O contrato de dois anos é estimado em US$ 11,4 milhões.

A mina Pedra de Ferro, já em operação, tem planos de atingir a capacidade máxima, de produção e exportação, de 18 milhões de toneladas anuais de minério de ferro em 2026. Para atingir a meta, a Bamin construirá o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste Leste – Fiol e o Porto Sul, em Ilhéus. Os investimentos totais previstos estão na ordem de R$ 3,3 bilhões.

“Nossa abordagem integrada da mina ao porto está presente em todos os níveis da indústria de mineração, incluindo greenfield, brownfield, novos investimentos, due diligence e estudos de avaliação”, disse Cesar Inostroza, CEO de Mineração e Metalurgia da SNC-Lavalin. “Seja complementando operações existentes ou colocando novas em funcionamento, entregamos com segurança dentro do prazo e do orçamento”.

O Projeto Pedra de Ferro envolve uma operação de mineração de ferro no estado da Bahia que extrai e processa dois tipos de minério, hematita e itabirita, e o transporta para comercialização pela vias ferroviária e marítima.

O ferro, essencial para a produção de aço, é processado a partir do minério. Para ajudar a aumentar a capacidade e expandir a produção, a empresa projetará e fará a engenharia de uma mina a céu aberto, uma planta de processamento de hematita, uma planta de processamento de itabirita, um pátio de armazenamento de produtos, uma estação de carregamento de carga e um loop ferroviário que fornecerá acesso à Ferrovia de Integração Leste-Oeste (FIOL).

“Este projeto é extremamente importante para a economia brasileira, ajudando a gerar milhares de empregos e posicionando a Bahia para se tornar o terceiro maior estado produtor de minério de ferro do Brasil”, disse Maria de Lourdes Bahia, vice-presidente de Mineração e Metalurgia da SNC-Lavalin no Brasil. “Nosso compromisso com a inovação, tecnologia e sustentabilidade nos permite oferecer as melhores soluções com benefícios duradouros aos nossos clientes e às comunidades em que trabalhamos e vivemos”.

 

Voltar