Expectativa da empresa é de produzir 300 mil toneladas anuais de fertilizante fosfatado natural, destinados ao mercado nacional.
A Aguia Fertilizantes recebeu, na terça-feira (01/11), a Licença de Instalação (LI) para sua planta de fosfato, que será construída no município de Lavras do Sul (RS). O anúncio foi feito pela secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Marjorie Kauffmann, durante a primeira edição da feira Universo Pecuária.
A expectativa é de que a construção da unidade seja concluída em até doze meses após o início das obras, com investimento de cerca de R$ 35 milhões. Anualmente, a empresa entregará ao mercado 300 mil toneladas de fertilizante fosfatado natural, com capacidade de atendimento de até 15% da demanda do Rio Grande do Sul.
“As commodities agrícolas têm um peso enorme no PIB do país e esse projeto nasceu com a proposta de atender o agronegócio nacional, que é tão rico em possibilidades, mas tão dependente dos fertilizantes importados. Queremos oferecer ao mercado um produto natural, com excelente custo-benefício e 100% nacional”, reforça Fernando Tallarico, CEO da Aguia.
Segundo a companhia, a unidade contará com um modelo de produção pioneiro no país, com zero utilização de água, zero balanço energético e carbono neutro. “Temos muito orgulho em desenvolver um projeto com credenciais ambientais inéditas no estado e com a possibilidade de contribuirmos para o fortalecimento do agronegócio, além da diminuição da dependência brasileira por fertilizantes vindos de outros países”, finaliza Tallarico.
Aguia Fertilizantes
A Aguia é uma companhia brasileira com capital australiano especializada em pesquisa e desenvolvimento de projetos de bens minerais. Com sede em Porto Alegre (RS), a empresa atua há mais de uma década em projetos de descoberta de novas reservas minerais de fosfato e cobre nas regiões de Três Estradas (Lavras do Sul) e no distrito do cobre (Caçapava do Sul).