Investimento se dará por meio da Gerdau Next: a controlada adquiriu uma participação de 33,33% na Newave Energia.

A Gerdau está diversificando novamente seus negócios. Após anunciar a criação de uma joint venture com a Randon para locação de caminhões, a siderúrgica comunicou que irá investir até R$ 1,5 bilhão na geração de energia renovável.

O investimento será através da Gerdau Next: a controlada adquiriu uma participação de 33,33% na Newave Energia. A operação foi feita em parceria com o fundo NW Capital, que terá 66,67% da nova empresa.

A negociação também prevê a aquisição de energia no longo prazo. No acordo, a Gerdau e suas controladas ficarão com 30% da produção dos projetos de geração de energia detidos direta ou indiretamente pela Newave.

“A Newave é uma empresa que nasceu com propósito de acelerar a transição energética do país, com o objetivo de fomentar o poder de escolha por uma energia renovável, competitiva e sem burocracia”, explica a Gerdau em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Investimento da Gerdau tem foco em energia solar e eólica

O investimento em plantas greenfield solares ou eólicas resultará numa capacidade de aproximadamente 2,5 gigawatts (GW). A expectativa é que a geração se inicie nos anos de 2025 e 2026.

Além disso, a Gerdau acrescenta que há projetos brownfield para expansão dos negócios por meio de instalações já existentes. Nesse sentido, estão previstas atividades de comercialização de energia elétrica na modalidade varejista, direcional ou de pré-pagamento.

“A operação visa gerar maior competitividade no custo dos negócios do aço e dotar o suprimento de energia limpa para a companhia”, afirma a siderúrgica. Por outro lado, o investimento também auxiliará na atingimento das metas de redução de emissões de carbono estabelecidas pela Gerdau.

Contrato para o transporte de gás natural

A Gerdau também anunciou a assinatura do primeiro contrato para transporte de gás natural em ambiente livre com a Nova Transportadora do Sudeste (NTS), para atendimento à unidade da produtora de aço localizada em Ouro Branco (MG). Esta celebração representa o primeiro contrato de transporte de um cliente livre com a NTS e é um marco no processo de abertura do mercado de gás natural no Brasil.

“Para a Gerdau, este novo contrato representa uma evolução na gestão de seu portfólio e dos riscos no ambiente de contratação livre. Além disso, o acordo ressalta o pioneirismo da empresa em um mercado de gás aberto e sustentável no longo prazo”, afirma Flávia Souza, diretora global de suprimentos da Gerdau.

A NTS avalia o contrato como reflexo de seu bem-estruturado plano de expansão, investimentos e abertura da capacidade de transporte existente, o que permite agilidade e flexibilidade para suportar o escoamento do gás nacional. “A NTS está preparada para atender com soluções logísticas os clientes que desejem acessar o mercado de gás natural, aproveitando a oferta desse insumo no nosso país, em um momento em que o suprimento local pode representar uma vantagem competitiva muito relevante para o setor industrial”, ressalta Helder Ferraz, diretor comercial da NTS.

O contrato entre a Gerdau e a NTS garante segurança de suprimento de gás natural à produtora de aço, em consonância com a evolução legal e regulatória do mercado de gás natural, especialmente em Minas Gerais.

Voltar