Além do Ibram, pelo menos 12 representantes da indústria mineral brasileira  participam de um dos maiores eventos do setor, no Chile.

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), representado pelo diretor de Relações Institucionais, Rinaldo Mancin, participa esta semana da Expomin 2023. O evento é um dos maiores do setor mineral da América Latina, que acontece entre os dias 24 e 27 de abril de 2023, em Santiago, no Chile.

Além do Ibram, 12 representantes da indústria brasileira também participam da Expomin, com o apoio do Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), fruto da parceria entre Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e ApexBrasil.

Realizada desde 1990, a Expomin recebe, a cada edição, milhares de visitantes e também expositores de diversos países. No evento foi apresentado um panorama sobre a mineração em diversos países latino-americanos, seus recursos e reservas, boas práticas e governança.

Para Mancin, essa foi mais uma oportunidade de reunir em um só espaço os principais players do setor para debater o futuro da mineração mundial. “As oportunidades e desafios foram compartilhados entre especialistas de nível continental. Os países estão caminhando com um propósito comum de desenvolver novas tecnologias em suas operações para avançar com o respeito ao meio ambiente e às comunidades”, afirmou Rinaldo.

Durante sua apresentação, ele também comentou sobre o trabalho da mineração brasileira em evoluir para uma atividade ainda mais sustentável, com descarbonização e licença socioambiental para um futuro mais responsável. O diretor do IBRAM também convidou a todos a participarem dos próximos eventos organizados pelo Instituto, que ocorrerão em Belém, em agosto deste ano: a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2023) e a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias.

Brazil Machinery Solutions

As companhias participantes, apoiadas pelo BMS, apresentam soluções voltadas aos setores de Energia, Tecnologia de Mineração, Máquinas Industriais, entre outros, para um público estimado em mais de 70 mil profissionais envolvidos na cadeia produtiva de mineração.

Durante o evento, seminários e palestras terão abordagens de temas nacionais e internacionais relevantes para a indústria, com foco em inovação, desenvolvimento, competitividade, empregabilidade, eficiência produtiva, digitalização e segurança, entre outros.

As expositoras brasileiras –  BGL – Bertolotto & Grotto Ltda., Comet do Brasil, Grupo OIRAM, Máquinas Furlan, Mineral Technologies, Neuman & Esser, NETZSCH, Porta Cabos, Prensso Máquinas, Semco, Thermoval e TKA Cranes, apresentarão suas novidades e lançamentos voltados a diversos setores da indústria de mineração.

“A Expomin é uma vitrine para as empresas do setor. Por se tratar de um dos maiores eventos voltados à mineração da América Latina, são grandes as chances de conquistar negócios e ampliar a visibilidade de produtos e fechar negócios promissores”, diz Patrícia Gomes, Diretora de Mercado Externo da Abimaq.

Voltar