Até o final do ano Shaun Usmar vai ocupar o cargo de CEO Vale Metais Básicos Ltd. (VMB), subsidiária do negócio de metais de transição energética da Vale. A nomeação foi anunciada nesta terça-feira (23).

Com experiência e visão estratégica, ele será responsável pela gestão executiva do negócio e condução da empresa em sua próxima fase de crescimento.

O presidente do Conselho de Administração da Vale Metais Básicos, Mark Cutifani, ressaltou que o processo de busca externa foi criterioso.

“Shaun tem um excelente histórico em nosso setor e estou confiante de que ele é a pessoa certa para liderar nossa empresa com segurança, enquanto buscamos capturar o potencial de valor significativo reconhecido em nossos recursos e ativos. Em nome do Conselho, parabenizamos Shaun pela sua nomeação como Diretor Executivo”, comenta, 

Usmar é um executivo internacional do setor de mineração com mais de 30 anos de experiência trabalhando globalmente em funções de liderança operacional, financeira e executiva em algumas das maiores empresas do segmento e de mais rápido crescimento do mundo. 

Antes desta nomeação, Usmar fundou a Triple Flag e atuou como vice-presidente executivo sênior e diretor financeiro da Barrick Gold Corporation de 2014 a 2016, onde ajudou a reestruturar a empresa.

Sua carreira também inclui cargos significativos na Xstrata, onde ingressou em 2002 como executivo sênior e ajudou a transformar a empresa em uma das maiores mineradoras diversificadas do mundo. Suas funções na Xstrata incluíram Gerente Geral de Desenvolvimento de Negócios em Londres, Diretor Financeiro do negócio global de Ferro-ligas da Xstrata na África do Sul e Diretor Financeiro do negócio global de Níquel da Xstrata no Canadá. 

A experiência de Usmar se estende à BHP Billiton em finanças corporativas e operações nas indústrias de aço e alumínio como engenheiro de produção.

O novo CEO da VMB afirmou que a companhia está posicionada de forma única como uma empresa global focada em metais de transição energética para fornecer os metais críticos que o planeta precisa durante a transição dos combustíveis fósseis. 

“Estou extremamente entusiasmado com o potencial que o negócio oferece, com a sua vasta riqueza mineral, profunda base de talentos, capacidades tecnológicas e plataforma global. Há muito potencial e oportunidade para destravar valor para todas as partes interessadas através da gama de opções de crescimento incorporada no portfólio, do compromisso com a inovação e para que este negócio desempenhe um papel formidável, como líder do setor na definição do futuro da indústria. Neste contexto, é um excelente momento para assumir o papel de CEO. Estou profundamente grato pela oportunidade, e ansioso pelas possibilidades futuras, além de trabalhar em estreita colaboração com a talentosa equipe executiva, todos os nossos empregados e o nosso Conselho”, comentou Shaun Usmar.

Voltar