*Por Maurício Gaioti – CEO Alpha Minerals
O Papel do Brasil e os Desafios da Produção sustentável
Um dos ativos mais antigos e valiosos do mundo, o ouro é escolha preferida de investidores em tempos de incerteza econômica. Em um ambiente de alta volatilidade econômica, o ouro continuará sendo um refúgio seguro para investidores e bancos centrais de países que buscam aumentar suas reservas do metal.
Em 2025, a tendência é que o mercado global do ouro experimente mudanças significativas, com consumidores e governos demandando ouro produzido de forma ética e rastreável. Essa demanda impulsionada por uma combinação geopolítica, maior regulação e preocupações ambientais será uma oportunidade para os produtores brasileiros.
Mas é preciso enfrentar desafios que podem virar oportunidades, como por exemplo: transformar garimpos em pequenas mineradoras com produção sustentável, rastreável e com certificação de origem. Isso vai permitir o acesso do ouro brasileiro ao mercado internacional.
Neste contexto, a Alpha Mineral desenvolveu um ecossistema de suporte para pequenos mineradores, fornecendo assistência técnica, suporte regulatório e logística para acesso a mercados internacionais de maneira segura.
Durante a BRASMIN, Feira da Indústria da Mineração, que acontece em junho, em Goiânia, a Alpha Minerals vai apresentar aos pequenos mineradores, presentes no evento, soluções que garantem acesso do ouro brasileiro ao mercado internacional, com melhor preço e em conformidade com normas internacionais.
A Alpha Minerals possui uma rede global de clientes e parceiros, permitindo que mineradores parceiros comercializem seu ouro nos mercados mais vantajosos e a preços competitivos. Além disso, sua logística integrada assegura que os metais preciosos sejam transportados de forma segura e eficiente aos seus destinos finais, com gestão especializada da cadeia de suprimentos.
Nossa abordagem integrada permite otimizar todas as fases do ciclo de vida dos metais preciosos, desde a exploração até a comercialização, garantindo estabilidade e segurança operacional. Pequenos mineradores, que não tinham acesso ao mercado internacional, agora podem contar com a Alpha Minerals para viabilizar exportações em pequena escala e acessar o comércio global de forma estruturada e segura.
O mercado de ouro em 2025 promete oportunidades significativas, mas também traz desafios que exigem adaptação e inovação. O Brasil, como protagonista no setor, precisa enfrentar questões críticas como a rastreabilidade e sustentabilidade da produção. Paralelamente, a formalização e capacitação de pequenos produtores oferecem um caminho promissor para transformar desafios em oportunidades, permitindo-lhes acessar o mercado internacional de forma segura e lucrativa.
Não somos compradores, nem vendedores. Somos parceiros dos pequenos mineradores. Juntos por uma mineração sustentável.