Equinox Gold adquire Calibre Mining em negócio de US$ 1,8 bilhão

Acordo pode resultar na segunda maior produtora de ouro do Canadá

mina valentine Calibre Mining
Crédito: Reprodução Site | Calibre Mining

A Equinox Gold aceitou o acordo de US$ 1,8 bilhão para aquisição de todas as ações ordinárias emitidas e em circulação da mineradora canadense Calibre Mining. A transação tornará a “nova Equinox Gold” a segunda maior produtora de ouro do Canadá.

Pelo acordo, previsto para ser concluído no segundo trimestre deste ano, os acionistas da Calibre receberão 0,31 ação da Equinox para cada ação da Calibre. A aquisição vai criar uma empresa com nove minas em produção, uma mina em construção e cinco projetos em cinco países.

A Equinox produziu um recorde de 621.870 onças de ouro em 2024 em sete minas que operam no Canadá, nos EUA, no México e no Brasil.

A mina Greenstone da empresa em Ontário atingiu a produção comercial em novembro de 2024 e deverá se tornar uma das maiores e mais altas minas de ouro a céu aberto do Canadá. Em plena produção, a projeção é produzir, em média, 390 mil onças por ano durante os primeiros cinco anos e 330 mil onças.

Com a aquisição, a Equinox adicionará a mina de ouro Valentine da Calibre, em Newfoundland & Labrador, que está em fase de conclusão da construção, com a primeira produção de ouro prevista para meados de 2025. A Calibre também possui ativos na Nicarágua e em Nevada.

Em comunicado conjunto, a expectativa é que a empresa combinada produza aproximadamente 950.000 onças de ouro em 2025, sem incluir a produção de Valentine ou Los Filos. A “nova Equinox Gold” tem potencial para produzir mais de 1,2 milhão de onças de ouro por ano com Greenstone e Valentine operando em capacidade máxima.

A gestão da empresa combinada incluirá executivos da Equinox e da Calibre, Greg Smith, atual presidente e diretor executivo da Equinox, atuará como CEO, enquanto o CEO da Caliber, Darren Hall, se juntará como novo presidente e diretor de operações. O conselho de administração será composto por dez membros, sendo Ross Beaty o presidente. Cinco diretores adicionais virão da Equinox, incluindo Smith.

A empresa continuará a operar sob o nome Equinox Gold e permanecerá sediada em Vancouver, Canadá.

 

Voltar