Em busca de um ambiente de trabalho cada vez mais diverso e inclusivo, a Hydro investe continuamente na equidade de gênero em suas operações.

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a empresa estabeleceu compromissos para alcançar globalmente 30% de mulheres no quadro geral da companhia até 2030, com 25% nas operações e 25% em cargos de liderança. Além disso, projeta ter 40% de mulheres em cargos de liderança e especialistas.

Entre as ações previstas para aumentar a representatividade feminina e acelerar a equidade de gênero, a Hydro vai fortalecer os processos de contratação com o equilíbrio de homens e mulheres nas entrevistas, implementar programas de desenvolvimento da carreira feminina e garantir que todos os locais de trabalho estejam estruturados para atender bem a todas as pessoas.

No Brasil, a companhia alcançou um equilíbrio de gênero em seus escritórios no Rio de Janeiro e Belém, com a força de trabalho equilibrada entre 50% de homens e 50% de mulheres.

Com os novos compromissos, a expectativa é acelerar este equilíbrio também nas unidades operacionais. Também em março a empresa lançou a Rede de Mulheres nas Operações (WON, em inglês), um movimento interno dedicado a empoderar e conectar as empregadas das mais diferentes unidades de negócios e países.

A vice-presidente de Pessoas, Saúde & Segurança da Hydro Bauxita & Alumina, Nelia Lapa, destaca que a diversidade e inclusão são prioridades para a empresa.

“Trabalhamos, entre outras ações, com vagas exclusivas para pessoas que se identificam com o gênero feminino, além de programas de capacitação para empregadas e para pessoas de comunidades vizinhas, em parceria com instituições educacionais locais. Estamos ampliando programas como o de aprendizes e estagiários para profissionais nesse perfil”, afirma.

Crédito: Divulgação Hydro

Na Mineração Paragominas, onde a empresa opera uma mina de bauxita, mulheres como Cleane Feitosa, operadora de caminhão, são exemplos da crescente presença feminina no setor. Cleane destaca a experiência de operar os modernos caminhões elétricos.

“Eles são fáceis de manobrar, silenciosos e muito confortáveis. Dirigir caminhão é um trabalho para quem tem competência, seja homem ou mulher. E, aqui na Hydro, a gente tem!”.

A Hydro investe ainda nasensibilização e capacitação sobre equidade de gênero e outros temas de Diversidade para promover a inclusão e o pertencimento dos empregados. Além de contribuir para a educação e conhecimento das pessoas, a iniciativa busca formar cada vez mais aliados na promoção da equidade de gênero.

O movimento educativo acontece por meio de treinamentos, palestras e conteúdos de livre acesso, além de sessões de conscientização e mentorias executivas voltadas à alta liderança.

Para Nelia Lapa, o envolvimento dos homens também é fundamental para o sucesso das iniciativas de diversidade. “Nosso objetivo não é substituir, mas transformar os espaços em ambientes mais equitativos. Buscamos mulheres competentes, sem comprometer a qualidade de nossas operações. Queremos atrair e desenvolver os melhores talentos, garantindo que todos tenham a oportunidade de prosperar”, ressalta.

Voltar