Fundada em 1963, a Norsul mira em setores estratégicos, além de novas parcerias, para reforçar protagonismo no mercado
Consolidada como uma das maiores empresas privadas de cabotagem no Brasil, a Norsul completa 60 anos de atuação no transporte de cargas, abrangendo a costa brasileira e internacional.
Atuando em um mercado que movimenta em média 200 milhões de toneladas ao ano, incluindo offshore, a empresa de navegação e integração logística chega à marca das seis décadas buscando espaço para crescer.
Com uma frota composta por 21 embarcações próprias entre comboios oceânicos e navios, a Norsul prevê, para os próximos anos, diversificar o negócio alavancar o crescimento médio de 19% em receita bruta dos últimos dez anos.
Além disso, a Norsul opera cerca de 100 embarcações afretadas, com uma média de 850 viagens por ano. Em 2022 a companhia transportou 28 milhões de toneladas de graneis secos e líquidos, com um market share de 48% em granel seco e com receita de R$ 2,2 bilhões no período.
Setores como agro, energia, óleo e gás e siderurgia são focos estratégicos atuais da empresa, uma vez que movimentam volumes expressivos nos principais corredores logísticos do país. Entre os itens transportados estão minérios, produtos siderúrgicos, madeira e celulose, grãos e fertilizantes, derivados claros e biocombustíveis; além de cargas especiais.
O diretor-presidente da Norsul, Angelo Baroncini, destaca que a companhia viu o setor náutico se desenvolver e amadurecer, buscando inovações.
“A história da Norsul é uma jornada de sucesso, de contribuição direta ao desenvolvimento do país e ao fortalecimento do setor marítimo. Sempre assumimos uma postura ativa perante os desafios de negócio, nos adaptando e reinventando para entregar soluções de valor e compromisso aos nossos clientes”, explica o executivo.
Com o objetivo de diversificar e criar negócios, a Norsul e a alemã Hapag-Lloyd também lançaram, recentemente, a joint-venture Norcoast, que vai oferecer serviços independentes e integrados de cabotagem de contêineres, com o início das operações previsto para o primeiro trimestre de 2024.
Além do crescimento para a empresa, o diretor-presidente destaca o pioneirismo desta iniciativa. “Enxergamos esse novo momento da Norsul e novos negócios como um reflexo natural da nossa dedicação diária que reúne confiança, qualidade e muito trabalho para oferecer aos nossos clientes os melhores serviços no transporte marítimo“, afirma Angelo Baroncini.
Para o diretor financeiro da Norsul, Rodrigo Cuesta, o destaque da empresa atualmente são várias iniciativas de diversificação em estudo. Ele explica que a Norcoast é um exemplo de como a Norsul projeta a inovação no negócio.
“O apetite de investimento da Norsul no Brasil é crescer no setor de transporte aquaviário, complementando a oferta para nossos clientes atuais e futuros. Faz parte do nosso plano de crescimento trabalhar também com parcerias. Elas são importantes para acelerar e trazer segurança para novas operações”, destaca.
Além de lidar com a necessidade atual do mercado de navegação, a Norsul também vem investindo em estratégias para apoiar os objetivos de crescimento da empresa. A gerente executiva de gente e gestão, Aline Carvalho, é responsável pela estratégia de transformação cultural da empresa, que tem a ambição de apoiar o crescimento da companhia e a missão de perpetuar o legado do seu fundador.
Um dos resultados desta transformação foi o aumento da presença feminina nos cargos de gestão de 25% para 33% ao longo de quatro anos. Além disso, a empresa reviu sua estrutura organizacional criando as áreas de Novos Negócios, Inteligência de Mercado, Relacionamento com o Cliente, Compliance e Jurídico, todas com foco em atuar na execução da estratégia de negócio.
Uma história de protagonismo na navegação
Fundada em 1963 pelo norueguês Erling Lorentzen, a Norsul tem uma trajetória de adaptabilidade diante das inúmeras mudanças econômicas e políticas ao longo desses 60 anos.
Nos últimos 20 anos, a Norsul trouxe ao Brasil o conceito de comboios oceânicos, projetando e construindo sua frota e assinando contratos de longo prazo. Em 2003, iniciou as operações do tráfego Caravelas, entre o sul da Bahia e o Espírito Santo e começou a apoiar o Instituto Baleia Jubarte, além de buscar formas de orientar e treinar sua tripulação para evitar imprevistos com os animais, visto que as barcaças passam por Abrolhos, berço reprodutivo das baleias.
Em 2014, por meio de parceria com uma empresa chilena, entrou no mercado de transporte de líquidos. Desse movimento, a companhia desenvolveu expertise e permanece com oportunidades de expansão em diversos pontos da cadeia de valor, do alívio da plataforma até a cabotagem de derivados.
Em 2019, a Norsul se tornou a primeira empresa brasileira de navegação (EBN) a transportar cimento e clinquer, ao adquirir um cement carrier. O volume anual do transporte de cimento fica em torno de 250 mil toneladas por ano, um potencial de redução de 6.250 caminhões nas estradas. Em 2022, a Norsul deu início à rota de biocombustível do Paraná a Pernambuco.
Atualmente, a empresa conta com bases de apoio no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina e busca ampliar sua presença na cadeia logística dos clientes expandindo sua atuação e conectando outros modais à navegação para viabilizar o transporte de cargas de maneira eficiente.