Com as liberações, mineradora irá iniciar atividades de adaptação na cava Alegria Sul para substituir barragem de rejeitos; mineradora ainda aguarda outras licenças para voltar a explorar.

Nessa segunda-feira (11), a mineradora Samarco conseguiu as licenças prévia e de instalação da cava Alegria Sul, localizada no complexo Germano em Mariana, Minas Gerais. As permissões são as primeiras a serem concedidas pelas autoridades ambientais de Minas Gerais após o rompimento da barragem de Fundão.

Conforme informado pela Revista Mineração, a cava Alegria Sul já existe, mas receberá uma nova estrutura para receber depósitos de rejeito. A intenção da empresa é destinar os resíduos de minério na cava, localizada próximo ao complexo de Mariana. Com a filtragem, a água será separada do rejeito e esse, por sua vez, poderá ser empilhado corretamente. O processo irá contar, ainda, com adensamento de lama, que também retira água do rejeito e o deixa com um volume menor, para poder ser destinado à cava, que irá substituir as barragens.

Agora, com as licenças obtidas, a mineradora irá começar a etapa de adaptação da cava, porém ainda irá depender de outras licenças de operação para retomar, gradualmente, as atividades de exploração.

As licenças prévia e de instalação foram aprovadas por 11 votos a 1 dos conselheiros do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) de Minas Gerais. Ainda não há previsão de liberação para as outras licenças