As duas plantas ficam na cidade de Pirapora, no Norte do Estado.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o início da operação comercial de duas usinas de geração de energia solar em Minas Gerais. O despacho foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (4).

As plantas nomeadas de Pirapora III e Pirapora IIII pertencem à companhia francesa EDF Energies Nouvelles, do grupo EDF. Elas estão instaladas no município de Pirapora, no Norte de Minas. Elas têm como sócia-minoritária a Canadian Solar, com 20% de participação.

Pirapora III recebeu autorização para colocar em funcionamento 21 unidades geradoras, com capacidade total de geração de 20,3 megawatts. Já Pirapora IIII foi liberada para operar com 31 unidades e geração de 30 megawatts no total.

Potencial

O Norte de Minas possui um grande potencial para empreendimentos de energia solar. Alguns dos principais motivos são o elevado índice de radiação solar, disponível praticamente o ano todo, e a localização geográfica central, considerando o sistema elétrico nacional.

Destacam-se ainda a disponibilidade de terras planas, degradadas ou de pouco utilidade e devidamente regularizadas sob o aspecto fundiário. Somente no Norte de Minas, um mapeamento com georreferenciamento identificou 120 áreas propícias para instalação de unidades de geração de energia.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui