Licença recém-adquirida refere-se a uma área localizada a 4,5 km a oeste da usina de Caeté, e amplia em 1 mil hectares a concessão total da Mina de Roça Grande.

A mineradora Jaguar anunciou, no dia 21/06, a aquisição da Licença de Exploração Mineral de uma área a oeste das operações da usina de Caeté, onde a companhia atualmente processa minério da Mina de Ouro Pilar e de sua Mina de Ouro da Roça Grande (Mina de RG), em Minas Gerais. No mesmo comunicado, a Jaguar informa sobre as pesquisas para exploração e ampliação de suas operações, incluindo a Mina Pilar e a Mina de Ouro Turmalina, também em Minas Gerais.

A Licença recém-adquirida pela Jaguar, para a área localizada a 4,5 km a oeste da usina de Caeté, aumenta a concessão total da Mina de RG em 1 mil hectares.

Segundo divulgado, a companhia acredita que a posição de terra expandida agrega valor significativo à área de concessão de RG, por estar estrategicamente localizada a oeste da Mina de RG e conter 7,5 km de Formação de Ferro Bandada Contígua (“BIF”), bem como um grande número de funcionamentos portugueses históricos dos séculos XVII e XVIII. A área da Licença foi originalmente reconhecida em 1981 e tornou-se publicamente disponível em 27 de maio de 2016, quando foi declarada Licença de Exploração Mineral no Diário Oficial do Brasil. A Jaguar foi contemplada para a exploração da área em 23 de março de 2017 pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (“DNPM”).

De acordo com o presidente e CEO da Jaguar Mining, Rodney Lamond, a concessão da nova Licença Estratégica de Exploração Mineral é outra conquista extraordinária da equipe de pesquisa da Jaguar. “A nova Licença consolida ainda mais e amplia consideravelmente a concessão RG total adjacente às operações de mina e moinho da RG. A nova área de Licença também é altamente prospectiva, contendo vários trabalhos portugueses antigos e mais de 7,5 kms de BIFs contíguas mapeadas, incluindo uma potencial dobradiça BIF em ouro no quadrante oeste-sudoeste da área da Licença”, disse o presidente no comunicado.

Atualização da Exploração do Crescimento
Pilar Mine Exploração profunda

A Jaguar também apresentou a atualização das pesquisas de exploração em profundidade da Mina do Pilar. Conforme divulgado, os resultados de perfuração realizados serão anunciados no segundo semestre de 2017. A expectativa é que com a pesquisa, os resultados da perfuração sejam adicionados às Reservas Minerais e Recursos Minerais do Pilar, que deverão ser atualizados no início do primeiro trimestre de 2018. Até quatro brocas de exploração subterrâneas serão transferidas de Pilar para a Mina Turmalina, onde um trabalho de pesquisa em profundidade também está sendo desenvolvido.