Onça Puma responde pela produção de níquel da Vale no Brasil, que somou 16 mil toneladas em 2020.

A Vale informou nesta segunda-feira (04/10) que deu início à paralisação das atividades na mina de Onça Puma, no Pará, produtora de níquel, após ter sido notificada da suspensão da licença de operação pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Segundo a Vale, a secretária suspendeu a autorização com base “em alegado descumprimento de condicionantes da licença”.

Onça Puma responde pela produção de níquel da Vale no Brasil, que somou 16 mil toneladas em 2020.

A paralisação de Onça Puma vem cerca de uma semana após a companhia ter tido problemas em outra mina de níquel no Canadá, devido a um incidente que terminou sem feridos mas paralisou operações da unidade que extraiu nos primeiros seis meses de 2021 cerca de 3,6 mil toneladas. Na ocasião, 39 trabalhadores foram resgatados após ficarem presos na mina subterrânea.

A mineradora afirmou ainda que os impactos diretos estimados com a paralisação da mina de Onça Puma ainda estão sendo avaliados.

A Vale destacou que “está em contato com a SEMAS para entender os fundamentos técnicos e jurídicos da determinação, assim como tomando as providências administrativas e judiciais cabíveis buscando reverter a ordem de suspensão das operações da mina, a qual entende improcedente”.

A secretaria disse que a licença de operação foi suspensa na sexta-feira por não cumprimento de condicionantes para a autorização, como a disponibilidade de estrutura de fibra ótica nos municípios de Ourilândia do Norte, Tucumã, Água Azul do Norte, Parauapebas e São Félix do Xingu, bem como à implantação de unidade de saúde na região.

Em nota ao mercado, a companhia disse também que os impactos para a empresa da parada de Onça Puma vão se somar também a “prováveis prejuízos daqueles que formam toda a cadeia produtiva na qual se insere tal atividade, tais como fornecedores de insumos, prestadores de serviço, clientes e colaboradores, além da União, do Estado do Pará e dos municípios abrangidos pelo empreendimento”.

 

 

Voltar