Vale retoma operações na mina de Totten no Canadá

Mina Totten da Vale em Ontario, no Canadá - Foto: Julie Gordon / REUTERS.

Operações estavam suspensas desde setembro do ano passado, quando 39 trabalhadores ficaram presos após um acidente.

A Vale declarou na tarde desta terça-feira, 22, que a mina de Totten, em Sudbury, Ontario, no Canadá, retomou com segurança suas operações e está em fase de ramp up de produção de níquel.

A produção na mina de Totten foi suspensa no ano passado, após uma caçamba de carregadeira que estava sendo transportada se desprender, bloqueando o shaft.

Os trinta e nove empregados que estavam na mina subterrânea retornaram à superfície após uma operação de resgaste, via um sistema de saída secundário.

Os cerca de 200 empregados retornaram ao trabalho, assim como os demais empregados da mina de Totten que haviam sido transferidos para outras operações durante a interrupção.

Em nota, a Vale parabenizou o trabalho dos especialistas, realizado desde setembro, atuando para a remoção da caçamba de forma segura e executando os reparos necessários ao shaft. “Nós estamos comprometidos com a entrega do potencial de nossas operações do Atlântico Norte. A retomada das operações em Totten demonstra nosso empenho em atingir os melhores níveis de segurança e confiabilidade em todas as nossas operações,” disse Deshnee Naidoo, Vice-Presidente Executiva de Metais Básicos.

A interrupção na mina de Totten já havia sido considerada no planejamento da companhia para 2022 e, desta forma, não trouxe impacto ao guidance de produção de níquel de 175-190kt.

 

Voltar