A Ludus Studio desenvolverá, entre outras iniciativas, um simulador para avaliar oportunidades de melhorias em filtro prensa da refinaria Hydro Alunorte (foto).

Por meio da segunda edição do Minera Startup, programa de relacionamento da Hydro com startups do Pará, a companhia selecionou a Ludus Studio, uma empresa de Tecnologia Interativa. A nova contratada irá realizar projetos envolvendo realidade virtual, simulações interativas e realidade aumentada para as operações da Hydro no Brasil. A escolha pela startup ocorreu após diversas reuniões de entendimento da oportunidade e definição do escopo de trabalho, que fazem parte do processo do programa.

Um dos projetos que está sendo desenvolvido pela startup é um simulador que servirá para estudar e avaliar processos para implementar melhorias no filtro prensa na refinaria Hydro Alunorte, localizada em Barcarena (PA). Por meio de óculos de Realidade Virtual e pela Realidade Aumentada, a equipe poderá realizar simulações de diversas condições para avaliar oportunidades de melhoria.

O projeto é capaz de simular condições e duração do processo com um acelerador de tempo e no final, um relatório é gerado para tomada de decisões estratégicas no que se refere à disposição e manipulação das placas dentro da oficina. Tudo isso numa imersão completa por conta da realidade virtual.

“É muito gratificante podermos unir o uso de tecnologia inovadora como Realidade Aumentada e Realidade Virtual, construída e implementada por pessoas da região, em processos de inovação e melhoria contínua nas operações da Hydro, no Pará. O Minera Startup tem um papel importante para alcançar esse objetivo, pois é por meio do programa que temos a oportunidade de conhecer o potencial das novas empresas paraenses e crescermos juntos”, afirma Leôncio Bitar, gerente sênior de Transformação Digital, da Hydro, que completa: “O programa é muito mais do que a busca por um novo fornecedor. Através dele, é possível fomentar o ecossistema de startups na região Norte, retendo talentos e fortalecendo assim a economia local”.

Além do projeto para a Hydro Alunorte, a Ludus Studio tem em vista outros projetos – ainda em fase inicial – para a Hydro Paragominas, mina de bauxita da empresa, que envolvem realidade aumentada e entrega de informações em tempo real. Estes projetos deverão ser realizados em uma segunda etapa com data de implementação a ser definida.

A Ludus Studio é uma empresa de Tecnologia Interativa, localizada em Belém (PA), que atua em Transformação Digital. Seu foco é expandir o potencial de produtos e serviços em empresas de diversos segmentos do mercado por meio do mundo virtual. A startup atua com Realidade Virtual, Realidade Aumentada, simulações interativas, maquetes 3D e virtuais, aproveitando o potencial criativo de produtos e serviços para solucionar problemas, validação de projetos e impulsionar vendas.

“O programa Minera Startup tem sido muito importante porque abre muitas portas e contribui para o network local. Ao investir em tecnologias inovadoras voltadas ao empreendedorismo, ele movimenta o ecossistema e demonstra cada vez mais o potencial da região paraense neste setor tecnológico e criativo. Que esta iniciativa da Hydro desenvolva mais projetos tecnológicos por vir. Crescemos muito após o programa. A experiência com o primeiro projeto que está sendo desenvolvido na refinaria foi um estímulo para o crescimento interno, tanto no que se refere ao aumento dos recursos humanos envolvidos, como na aquisição de novos equipamentos e softwares, surgimento de novas parcerias, além de promover o portfólio da Ludus Studio como nova empresa parceira da Hydro e vencedora do Minera Startup”, afirma Ítalo Freitas, CEO da Ludus Studio.

“É notável o interesse da Hydro sobre iniciativas que desenvolvem e incentivam o mercado local, bem como a sustentabilidade. Além da eficiência e eficácia do trabalho realizado nas suas dependências e a sua visível preocupação com a segurança de seus funcionários; isto nos motivou a entregar mais do que o esperado”, completa Freitas.

Minera Startup

O Minera Startup é uma colaboração entre Hydro, Açaí Valley e startups, voltado às soluções para o negócio da empresa e com o propósito de estimular empreendedores do Estado do Pará que tenham o foco em inovação, contribuindo com o desenvolvimento local. Em seu processo seletivo, são avaliados uma série de requisitos como ter uma equipe formada por no mínimo dois integrantes com idade igual ou superior a 18 anos e ter soluções preferencialmente voltadas para Realidade Aumentada, Digital Office, Internet das Coisas (IoT) aplicada no ambiente industrial, entre outras.

 

Voltar